Raid Patos do Mato

Os Patos do Mato convidaram, o Hernâni (amigo em comum) insistiu e a malta alinhou no desafio: Raid Patos do Mato, na povoação da Serra, em Tomar. Tínhamos cerca de 90kms pela frente e saída de Vila Nova do Ceira marcada para as 6:30. Devido a um pequeno atraso (não, não foi o migas…) só nos fizemos à estrada perto das 7:00. A viagem correu bem, sem percalços e com chegada ao destino dentro do previsto.

Levantamento dos dorsais e tudo preparado para a partida, ou não…por incrívelIMG_3035 que pareça alguém (adivinham quem?) já vinha com um furo de há um mês, remediado por umas bombadas sempre que andamos, este evento serviu para a troca de câmara de ar, caso contrário era até rebentar!!A partida foi dada e o estado do tempo ajudava, céu nublado mas sem chuva (por pouco tempo).

Não vale a pena falar no trilho “A”, “B” ou “C” (se bem que gostei particularmente do da Ribeira, julgo que era este o nome), todo o percurso era fantástico, com single-tracks por tudo quanto era sítio, extensos e para todos os gostos: com drops, a descer, mais planos, com pontes de madeira…etc. A malta da organização e voluntários trabalharam que se fartaram, mas valeu a pena! Não fosse o tempo e estaria tudo a 110%, assim ficamos pelos100%.

DCIM100GOPROO percurso era durinho e com a agravante da lama ficou mais exigente para os betetistas, mas o mais importante é não ter havido nada de maior com nenhum deles (penso que houve um caso de hipotermia que levou à desistência, o abafadinho ajudava!). Da nossa parte não houve tralhos nem furos, apenas alguns ameaços de cãibras, colmatadas, ora com barras, ora com abafadinho ou, até com um morangueiro fresquinho quando faltavam cerca de 5kms para acabar. Foi o mote para a almoçarada: Porco no espeto e sopa da pedra, confeção 5 *.

De regresso ainda tivemos tempo para conhecer umas povoações ali perto, pena a chuva que caía que não permitiu tirar a foto da praxe (perdemo-nos à saída de Ferreira do Zêzere e andámos por ali, perdidos, até encontrarmos o caminho de casa).

Chegámos por volta das 17:00, moídos do dia atribulado mas com uma satisfação enorme de ter participado em mais um evento de BTT, em especial este que foi o que nos fez deslocar para mais longe de casa. Parabéns pela excelente organização, para o ano, se pudermos, lá estaremos (com ou sem chuva).

Boa semana e boas pedaladas 🙂

Artigos relacionados: Fotos track GPS Video

 

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed