Domingo de verão com uma volta de bike em “modo” inverno. Ontem custou sair de casa, não pela chuva mas pelo fato de estarmos em pleno verão com tempo de inverno (ainda não estou formatado para isso), mas valeu a pena!
Quando ia em direção do ponto de encontro confesso que pensei que ia apenas com mais um companheiro, visto alguns estarem ausentes e outros terem preferido ficar na cama, tal era a chuva! Qual o meu espanto quando vejo, para além do Tuzi, mais três betetistas, vindos de Góis, completamente encharcados mas prontos para continuar (é esse o espírito). Mais espantado fiquei quando vi que estavam lá, além do Pedro, o Ruben e o João (os dois benjamins do grupo).
Saída em direção à Candosa, sempre por terra e sempre a subir (para não arrefecer com a chuva que caía), seguimos pelo troço até à Albergaria para subirmos ao viso de Sacões, finalmente a estrada está toda arranjada e o percurso, apesar de difícil devido ás subidas, está mais facilitado, pois já não há ervas, silvas e mimosas no meio do caminho.
Já no viso não foi possível fazer a pausa desejada, começou a chover bastante (não podíamos arrefecer) e estava muito nevoeiro impossibilitando admirar a paisagem (daqui avistamos a Ponte do Sótão e todo o vale para o lado de Serpins), apenas deu para umas fotos.
Depois do marco geodésico a tão desejada descida estava mesmo à nossa frente, um aceiro perigoso, nível de inclinação elevado, pedra solta e rilheiras, apenas um pequeno susto que serviu para acalmar os ânimos. A ideia era seguir para os Conhais e fazer os singletracks que tanto gostamos, mas a chuva e o frio demoveram-nos e seguimos de Sacões para a Lomba e depois em direção á Monteira, pelo singletrack da Farroiba, até chegarmos a casa.
Foram 25 kms exigentes, subidas de nível elevado agravado pelo mau tempo e estado do terreno, mas com o espírito de sacrifício que carateriza os betetistas tudo se supera! Parabéns aos benjamins que estiveram à altura dos mais veteranos, que contam mais kms numa perna do que eles nas duas, continuem que daqui a uns meses somos nós que andamos a vosso reboque!
Boa semana e boas pedaladas 🙂
Artigos relacionados: Fotos Track GPS Viso_de_Sacões.gpx.gpx Video