Volta do Stº António da neve

Santo António da Neve, situado no antigo Cabeço do Pereiro, serra da Lousã no concelho de Castanheira de Pera, conta com três dos sete poços de neve que aqui existiam. Anteriores ao ano de 1760, de construção redonda e escavados no solo a uma profundidade superior a uma dezena de metros, era nestas construções que, no inverno, os trabalhadores acumulavam a neve recolhida na serra e transportada em cestas. Desciam ao fundo do poço usando escadas de madeira, onde depositavam a neve e a calcavam com pesados maços de madeira para que ficasse mais compacta.

Chegado o tempo quente os blocos de gelo eram retirados, cobertos por palha e fetos para evitar o degelo em grandes quantidades e transportados em carros de bois, pelas serras, até Constância, daqui até ao Terreiro do Paço o transporte era efetuado por via marítima. Com o gelo faziam gelados para o Rei e sua corte.Assador

Este domingo houve feira no topo da serra, recriação do transporte de gelo com direito ao tradicional comércio dos feirantes e com visita de muitas pessoas que ali passam o dia e nós fomos até lá! Saída de Vila Nova do Ceira com um companheiro novo, o Sérgio, que veio de Lisboa passar uns dias e juntou-se ao grupo. Apresentações feitas (ainda não tínhamos tido o prazer de o conhecer e ele a nós) e lá fomos, pelos Povorais, numa manhã marcada pelo calor. Quando chegámos ao Stº António da Neve era hora de descansar um pouco, comer qualquer coisa porque de seguida ainda tínhamos a subida ao Trevim.

Daqui descemos pelos trilhos do enduro, melhorados em virtude da última prova que ali decorreu, mas ainda assim com um nível de dificuldade elevado. Foi sempre a rolar e com Gangdireito a uma queda, sem males de maior, um furo e muito pó à mistura, tal era a velocidade 🙂 A malta estava bem satisfeita, afinal tinha valido a pena subir aos 1200 mts durante cerca de duas horas e meia, para depois, em meia dúzia de minutos,  descermos pelos singletracks até ao estradão que nos levou até à Albergaria, na Ponte do Sótão.

Foram 42 kms bem passados na companhia de 7 bttistas e que acabou, para variar e só para quem foi até Vila Nova do Ceira, na adega do Marco para beber um refrescante….

Boa semana e boas pedaladas 🙂

Artigos relacionados: Fotos Track Gps Video

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed