Rota da chanfana

Saida madrugadora de Vila Nova do Ceira, em direção a Vale do Açor, Miranda do Corvo, para participarmos na “Rota da Chanfana”. A manhã estava convidativa para a prática de BTT, o pessoal aderiu ao chamamento e 14 bttistas compareceram na maratona em representação dos VNCycles. Para além da motivação natural nestes eventos, desta vez tínhamos um gosto especial em participar, era a estreia dos nossos equipamentos, gentilmente patrocinados pela Cooperativa de Vila Nova do Ceira.

Pelas 09:00H já estávamos a levantar os dorsais no secretariado, a saída dos mais de 400Rota da chanfana 18 bttistas inscritos na prova estava marcada para meia hora depois. Poucos minutos após a hora marcada é dada a partida pela organização. No início, com tanta gente, foi um pouco complicado pedalar, com a agravante de ser a descer, toda a precaução era pouca, as quedas nestas circunstâncias são perigosas! Cerca de 2 kms após a partida o grupo estava mais disperso e já se rolava melhor, com alguns aglomerados em trilhos mais estreitos, nada que não fosse previsível face á multidão que compareceu ao evento.

O espírito do nosso grupo, apesar de estarmos perante uma prova, foi de passeio e aproveitar o bom tempo para curtir os belos trilhos que existem naquelas bandas. Alguns estradões por terra, muitos single tracks com boas descidas e drops para apimentar a coisa. Lama, pouca face ao que choveu no dia anterior e à quantidade de bikes a rolar, e excelente organização de quem preparou este evento.

Rota da chanfana 17A cereja no topo do bolo foi o convívio no meio e no final: o reforço foi à beira de um açude, presumo que utilizado como praia fluvial no verão, onde foi servido uma grelhada mista, bom vinho, sumo e água,  chouriço, linguiça,  entremeada… era à escolha do freguês! Ao almoço foi servida uma chanfana, prato típico da zona, que estava maravilhosa.

No final fomos presenteados com dois prémios: participação feminina (a nossa Catarina acabou a prova com mérito) e a 4ª equipa mais representada no evento, com 14 elementos, um justo prémio pelo espírito de grupo e camaradagem com que encarámos a nossa participação. A subida ao pódio foi um momento especial, com amalta a fazer a festa recebendo, com carinho, o Rota da chanfana 12prémio por parte da organização.

Por volta das 16H a festa chegou ao fim, pelo menos para nós, era hora de regressarmos a casa, bem comidos e bem bebidos, já a pensar na próxima volta que, em princípio, será no feriado de 5ª feira, saída agendada pelas 09 H no sítio do costume.

Boa semana e boas pedaladas 😉

Artigos relacionados: Fotos  Video

 

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed